Ele também tem o dever de aconselhar sobre vários aspectos desta transação.

Para o vendedor – O agente de imobiliária deve comunicar ao vendedor as disposições legais relativas à venda do seu imóvel. Ele deve definir o preço estimado de venda do imóvel e cuidar das operações de publicidade para torná- lo atraente para os potenciais compradores. Para o comprador – Ele deve dedicar o tempo necessário para direcionar adequadamente as necessidades e expectativas do cliente e aconselhá-lo criteriosamente.

A partir de seu banco de dados, ele envia casas ou apartamentos que atendem aos seus critérios. É seu dever informá-lo de qualquer irregularidade ou defeito aparente no imóvel, caso tenha detectado algum. Ele cuida dos procedimentos administrativos e legais (desde o início até a assinatura no cartório). Como redator da escritura e agente negociador, o agente de imobiliária é obrigado a garantir a eficácia jurídica do contrato ao seu cliente.
Rua João Bettega curitiba
Durante a sua carreira profissional, um agente de imobiliária cumpre um grande número de missões; cada um é único e tem fases diferentes. Primeiro, ele encontra seu cliente e estabelece com ele quais serviços são necessários. No caso de venda, deve determinar o valor de mercado* do imóvel tendo em conta determinados critérios técnicos, jurídicos, fiscais, económicos e urbanísticos.

Em seguida, fez a prospecção de clientes usando todas as ferramentas à sua disposição (escrevendo anúncios classificados do imóvel à venda, anúncios, fotos, vídeos). Ele se encarrega de mostrar a casa ou apartamento em questão aos potenciais compradores. Ele garante a solvência do futuro comprador e, em seguida, elabora um contrato preliminar que vincula as duas partes possíveis. A negociação pode então começar.