De acordo com o Banco Mundial, a América Latina e o Caribe receberam a maior parte das transferências em dinheiro internacionais em 2003

western union em jundiai
Ou seja, 30% dos fluxos mundiais, seguidos pelo Sul da Ásia (18%), Oriente Médio e Norte da África (13%), Europa e Central Ásia (10%) e África Subsaariana (4%). A Índia e o México estão atualmente entre os principais países receptores de transferências em dinheiro internacionais, enquanto os Estados Unidos e a Arábia Saudita são os principais países emissores.

O grande mercado de transferências em dinheiro de pessoa para pessoa é dominado pelas grandes empresas especializadas de transferência em dinheiro (MTCs), nomeadamente Western Union, MoneyGram e Vigo. O resto do mercado oficial de transferências em dinheiro é dividido entre bancos comerciais, correios, casas de câmbio, cooperativas de poupança e crédito e empresas de transferências em dinheiro posicionadas em nichos, diferentes categorias de players dominando mercados específicos.

Por exemplo, enquanto 70% dos imigrantes latino-americanos residentes nos Estados Unidos usam os serviços de MTOs para transferir dinheiro para seu país de origem, os bancos lidam com uma parcela relativamente maior de transferências em dinheiro oficiais de dinheiro para Turquia, Índia e Filipinas.

Em contraste, 90% das remessas da Rússia para a Ucrânia e dos Emirados Árabes Unidos para a Índia são enviadas em dinheiro. A receita total auferida pelo setor em 2003 pode ser estimada em 18 bilhões de dólares, para aproximadamente 320 milhões de transações processadas.