As origens das sapatilhas de escalada

A origem remonta à década de 1950. Anteriormente, sapatos de montanha pesados, geralmente calçados, com sola rígida eram usados como equipamento de escalada. Embora alguns alpinistas usassem sapatos com sola de feltro, o que lhes permitia sentir as irregularidades da rocha, eles não ajudavam a pisar no atrito. O primeiro sapato de escalada moderno foi produzido em 1948 por Pierre Allain (modelo PA). Este pioneiro do boulder francês já em 1930 usava sapatos com sola de borracha para escalar as copas em Fontainebleau e nas paredes alpinas (incluindo a subida da face norte de Petit Dru).
https://casadomontanhista.com.br/camping/acessorios-camping
Em 1935, ele inventou o protótipo dos sapatos de escalada de hoje. Vale acrescentar que, apesar das excelentes passagens alpinas, Pierre considerava o boulder como um fim em si mesmo. Como nota lateral, gostaria de acrescentar que ele foi o primeiro a começar a produzir mosquetões de escalada de alumínio em 1947 e um garfo de descida. Na foto inferior você pode ver o modelo PA de 1948. Não consegui decifrar o modelo no topo.

PA estão equipados com uma sola de borracha lisa e bastante dura. Os Super Grattons da EB eram parecidos, não por acaso, pois Emil Bourdoneau trabalhava para Pierre Allain, na produção do primeiro modelo de PA. Na década de 1950, seus caminhos divergiram e Emil abriu sua própria empresa. Os Grattons eram populares até o início dos anos 1980, e a empresa faliu em 1986, incapaz de competir com uma certa revolução.